Uma idéia visionária e o amor a Novo Horizonte e região uniram pessoas e políticos locais e estaduais para a concretização de um sonho antigo - trazer uma escola profissionalizante à cidade. Assim, em 19 de julho de 2009, o então secretário de Desenvolvimento do Estado, Geraldo Alckmin, representando o governador José Serra, assinou com o prefeito municipal o Convênio entre o município e o Centro Paula Souza para implantação, inicialmente, de uma classe descentralizada com os cursos de Técnico em Administração e Técnico em Comércio que iniciou seu funcionamento no prédio de uma escola municipal, a partir do segundo semestre de 2009..

Neste mesmo ano, foi assinado o Decreto de criação da Escola Técnica Estadual - ETEC Profª. Marinês Teodoro de Freitas Almeida, publicado na data de 1º de setembro de 2009. A partir de 27/10/2009 a escola passou a ocupar um prédio do Estado, onde funciona até os dias de hoje.

O ano de 2010 foi marcado pelo ingresso das 2 (duas) primeiras turmas do ensino médio. No ensino técnico foram oferecidos à comunidade os novos cursos de Técnico em Informática e Técnico em Contabilidade e, também, foi firmado o primeiro convênio de nossa Etec com o município de Sales para a implantação de uma classe descentralizada nesse município com o curso de Técnico em Administração.

Em 2011, o curso novo oferecido pela Etec foi o curso Técnico em Turismo Receptivo, visto que o município de Novo Horizonte fora incluído no Circuito Turístico do Noroeste Paulista, havendo a necessidade de formação de mão de obra qualificada neste setor.

No ano de 2012, a Etec renovou o convênio com a prefeitura de Sales ministrando nessa classe descentralizada o curso Técnico em Contabilidade, também firmou convênio com a prefeitura de Potirendaba para instalação do curso Técnico em Secretariado, através da classe descentralizada de Potirendaba. Na sede da unidade iniciou-se o curso de Técnico em Transações Imobiliárias e Técnico em Logística.

A Etec também disponibiliza, por meio do Programa Via Rápida, cursos de curta duração, em parceria com as Prefeituras participantes, o Centro Paula Souza e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, com abrangência em Urupês, Itajobi, Borborema, Marapoama, Adolfo, Ibirá e Uchoa. São municípios que não possuem ETEC’s, que, através de uma estratégia de expansão, disponibilizam cursos rápidos, porém com a mesma qualidade dos demais, possibilitando uma relação mais próxima do aluno com o mercado de trabalho.

O prédio onde funciona a Etec dispõe de 1 laboratório multifuncional, 1 sala de leitura, 1 laboratório de física, química e biologia, 2 laboratórios de informática e 6 salas de aula. O tamanho do prédio e o número de salas limita a diversificação no oferecimento de cursos novos, assim deliberou-se o pela alternância dos cursos possíveis, segundo nossa estrutura física, para melhor atendimento da demanda e aproveitamento dos profissionais formados pela Etec.

Assim, os cursos técnicos oferecidos na Etec são Administração, Comércio, Contabilidade, Transações Imobiliárias e Logística, no período noturno; Informática e Turismo Receptivo, no período da tarde e 2 turmas de ensino médio no período da manhã.

Para 2013, estão aprovados os cursos técnicos de Comércio, Contabilidade e Eventos, e o Ensino Médio terá 2 turmas: Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio e o Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio.

JSN Megazine template designed by JoomlaShine.com