QUEM SOMOS

História

Uma ideia visionária e o amor a Novo Horizonte e região uniram pessoas e políticos locais e estaduais para a concretização de um sonho antigo ­ trazer uma escola profissionalizante à cidade. Assim, em 19 de julho de 2009, o então secretário de Desenvolvimento do Estado, Geraldo Alckmin, representando o governador José Serra, assinou com o prefeito municipal o Convênio entre o município e o Centro Paula Souza para implantação, inicialmente, de uma classe descentralizada com os cursos de Técnico em Administração e Técnico em Comércio que iniciou seu funcionamento no prédio de uma escola municipal, a partir do segundo semestre de 2009. Neste mesmo ano, foi assinado o Decreto de criação da Escola Técnica Estadual ­ ETEC Profª. Marinês Teodoro de Freitas Almeida, publicado na data de 1º de setembro de 2009.

A partir de 27/10/2009 a escola passou a ocupar um prédio do Estado, onde funciona até os dias de hoje.

O ano de 2010 foi marcado pelo ingresso das 2 (duas) primeiras turmas do ensino médio. No ensino técnico foram oferecidos à comunidade os novos cursos de Técnico em Informática e Técnico em Contabilidade e, também, foi firmado o primeiro convênio de nossa Etec com o município de Sales para a implantação de uma classe descentralizada nesse município com o curso de Técnico em Administração.

De sua inauguração até os dias de hoje, a escola ministrou de forma alternada diversos cursos na área de gestão: Administração, Comércio, Contabilidade, Logística, Transações Imobiliárias e Recursos Humanos; na área de turismo: Turismo Receptivo e Eventos; na área de comunicação o técnico em Informática, de forma a atender a demanda, sem saturar o mercado de trabalho. A escola tem 6 salas de aula e o município conta com 35.593 habitantes, o tamanho do prédio e o número de salas limita a diversificação no oferecimento de cursos novos, assim deliberou­se o pela alternância dos cursos possíveis, segundo nossa estrutura física, para melhor atendimento da demanda e aproveitamento dos profissionais formados pela Etec. Numa parceria inédita, iniciamos no segundo semstre de 2015 o curso Técnico em Segurança do Trabalho, com a Usina Santa Isabel, Santa Casa e Corpo de Bombeiros. Para o vestibulinho do segundo semestre de 2016 iniciaremos o curso de Técnico em Marketing.

Os municípios que a Etec efetivou cursos através de convênio para classes descentralizadas são: Sales(Administração, Contabilidade e, atualmente Administração), Potirendaba(Secretariado), Borborema(Administração e, atualmente, Contabilidade), Itajobi (Administração), Mendonça (Administração).

Desde 2015, todas as turmas do ensino médio são de ETIMs, 1º, 2º e 3º anos de ETIM de Meio Ambiente, 1º,2º e 3º anos de ETIM de Informática / Desenvolvimento de sistemas.

A Etec também disponibiliza, por meio do Programa Via Rápida, cursos de curta duração, em parceria com as Prefeituras participantes, o Centro Paula Souza e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, com abrangência em Urupês, Itajobi, Borborema, Marapoama, Adolfo, Ibirá e Uchoa. São municípios pequenos, com menos de 35.000 habitantes que não possuem ETEC’s, mas, através de uma estratégia de expansão, recebem cursos rápidos, porém com a mesma qualidade dos demais, possibilitando uma relação mais próxima do aluno com o mercado de trabalho.

Em 2019 a Etec oferece os cursos:

   Técnico em Agronegócio;
   Técnioc em Administração;
   Técnico em Secretariado;
   Técnico em Recursos Humanos;
   Técnico em Segurança do Trabalgo;
   Técnico em Serviços Jurídicos;
   Técnico em Turismo Receptivo.

ETIm's:
Desenvolvimento de sistemas / Informática;
Meio Ambiente.

Anualmente, a escola realiza 6 eventos, a saber: ­


   Competições diversas e arrecadação de alimentos para as entidades carentes de Novo Horizonte.
   Aniversário da Etec: apresentações musicais e de dança pelos alunos.
   Semana de Gestão, Meio Ambiente, Informática e Turismo: com palestras nas áreas profissionais. ­
   Fetec (antiga escola aberta) com a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso médio e técnico. ­
   Festa Junina, Gincatec: jogos.
   Encontro Literário com a presença de escritores renomados.

Missão

Construir conhecimentos práticos, profissionais e de cidadania que atendam as necessidades da comunidade, através de ações inovadoras e de uso da tecnologia, agregando valores éticos.

Visão

Ser referência qualitativa no ensino integral e profissionalizante.

 


Imprimir   Email